• 04 jul 17

    A osteoartrose, ou artrose, é um distúrbio comum na velhice em que ocorre um processo de desgaste das articulações e cartilagem do corpo.

    Trata-se de um tipo de artrite (há mais de 100 tipos) – termo utilizado para descrever condições que causam inflamação nas articulações.

    Geralmente acomete o joelho, quadril e mãos podendo, em alguns casos, atingir o pulso, tornozelo e ombro – embora estes sejam mais incomuns.

    Pode ser considerada multifatorial, envolvendo aspectos genéticos, comportamentais e, até mesmo ambientais. Entre os principais fatores de risco destaco a vocês: idade (quanto mais avançada maior a chance de apresentar atrose); gênero (mulheres são mais propensas que homens); sobrepeso (estar acima do peso pode provocar pressão nas articulações); genética (quando há casos na família); ocupação profissional (trabalhos que exigem mais das articulações podem causar danos) entre outros.

    Nosso comportamento ao longo da vida pode ser um aspecto que reduz as chances de ter osteoartrose na velhice. Entre os aspectos considerados modificáveis, ou seja, que depende de nossos hábitos, temos: manter o peso saudável, não fumar, ter uma dieta diversificada, rica em nutrientes, com baixo teor de açúcar refinado, álcool e outros produtos que podem ser nocivos ao organismo.

    Evitar praticar atividades físicas em excesso que possam comprometer as articulações e utilizar equipamentos adequados para os exercícios também pode ser uma medida para evitar um impacto nas articulações e cartilagem.
    Dos sintomas podem ser destacados a dor, flexibilidade reduzida e rigidez das articulações e, até mesmo, imobilidade destes locais.

    Mas lembrem-se: o diagnóstico deve ser estabelecido pelo médico por meio de uma boa consulta, análise do histórico do paciente, bem como de exames a serem solicitados conforme a análise preliminar do especialista.

    O tratamento inclui descanso, a perda de peso, sessões de fisioterapia; terapia ocupacional; uso de medicamentos e, em alguns casos, um procedimento cirúrgico pode ser indicado.

Categorias