• 14 jun 17

    Considerado um gesto de amor ao próximo e altruísmo a doação de sangue é essencial para a manutenção da vida de outras pessoas – podendo salvar milhares delas diariamente.

    Desde o ano de 2013 o Ministério da Saúde ampliou o perfil etário do doador de sangue no Brasil, permitindo que que jovens entre 16 e 17 anos, com autorização dos responsáveis, e idosos com até 69 anos de idade. Até então só podiam doar sangue apenas pessoas com idade entre 18 e 65 anos de idade.

    Pode parecer uma pequena diferença no limite de idade, mas se observarmos o quanto a população idosa tem crescido em nosso país, estes quatro anos a mais impactam no alcance de sangue doado voluntariamente, tão necessário para manter os estoques de bancos e serviços de hemoterapia de todo o País.
    Confira a portaria Portaria nº. 2.712, de 12 de novembro de 2013, que prevê a ampliação da faixa etária de doadores de sangue no País, de 67 anos para 69 anos.

    Conheça os critérios para ser elegível a doador voluntário. Acesse http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao

     

Categorias